segunda-feira, 18 de abril de 2011

Prontos para o sucesso - PARTE 1

Por: Vanessa Cicatti













Qual é o pai ou a mãe que não sonha com um futuro de sucesso para seu filhote?


Se você é um desses pais, então não pode deixar de ler a reportagem a seguir em duas partes. Afinal, você sabia que pode começar a preparar seu filho para esse sucesso desde seu nascimento? Basta estimular a inteligência emocional da criança e garantir que ela tenha um futuro brilhante!


A chave para o sucesso: lidar com as emoções


Até bem pouco tempo, era a avaliação do QI (quociente de inteligência), ou seja, a capacidade cognitiva de uma pessoa, que determinava se ela seria ou não bem-sucedida. Mas nos dias de hoje, a história mudou e há um grande reconhecimento sobre o papel e a importância da inteligência emocional como fator determinante para o sucesso.

Mas o que seria inteligência emocional?


Segundo a psicóloga Daniela Levy, “inteligência emocional é um tipo de inteligência que envolve as habilidades para perceber, entender e influenciar as emoções.


A inteligência emocional está relacionada com as habilidades, tais como persistir mediante frustrações e controlar impulsos”. Em outras palavras, nada mais é que a capacidade de autoconhecimento e autocontrole dos sentimentos das pessoas, que não pode ser aprendida em livros, mas sim por meio das experiências vividas.


Sucesso desde o berço


É fato que a maioria das atividades que realizamos, desde bem jovens, exige o relacionamento com outras pessoas, seja na escola, na família ou no trabalho. Por esse motivo, é preciso aprender a conviver e obter benefícios nesta interação.


Afinal, pessoas com qualidades de relacionamento como adaptabilidade, controle de temperamento, respeito, empatia, compreensão e gentileza têm maiores chances de sucesso, pois desenvolveram sua inteligência emocional, conquistando assim a capacidade de lidar com os diversos sentimentos e emoções — fatores que influenciam diretamente em seu comportamento.


“Para ser um adulto com sucesso, considero mais importante que a criança tenha uma inteligência emocional desenvolvida, pois o controle das emoções é uma das capacidades cognitivas mais importantes para o gerenciamento adequado dos recursos intelectuais”, afirma Daniela Levy. Diante disso, fica evidente que não adianta nada uma pessoa ter muito conhecimento sobre as coisas se tiver dificuldades de lidar com seus sentimentos, tendo assim uma chance menor de obter sucesso escolar e profissional do que o contrário.


O lado bom disso tudo é que esta capacidade de lidar com os sentimentos pode ser desenvolvida em qualquer fase da vida e o seu aprendizado acontece na prática diária, tornando bastante importante os pais “educarem” as emoções das crianças para torná-las aptas a lidar com frustrações, negociar com outros e reconhecer as próprias angústias e medos, ajudando-as a crescer prontas para o sucesso.


Informações do especialista:

Daniela Levy é psicóloga, formada pela Universidade Mackenzie. É pós-graduada em Psicologia

Hospitalar e em Terapia Cognitivo-Comportamental pela Universidade de São Paulo.

Consultório:

Rua Borges Lagoa, 1.065 – cj. 12 – Vila Mariana – São Paulo – SP

Tel.: 11 5549-1109

Nenhum comentário:

Postar um comentário