sexta-feira, 22 de abril de 2011

Estudo afirma que homens produzem mais hormônios com nascimento do filho

Por: Vanessa Cicatti

Uma pesquisa de uma universidade Bar-Ilan, de Israel, afirma que ao se tornarem pais os homens passam por um processo de aumento de produção de hormônios semelhantes ao das mulheres que viram mães.

Assim como acontece com as mulheres que se tornam mães, os pais também passam a produzir mais neuroquímicos que ajudam a torná-los mais afetuosos, o que auxilia no processo de paternidade.

Os hormônios oxitocina e prolactina são produzidos em maior quantidade na mulher do que nos homens devido a processos físicos, ligados à gravidez. A oxitocina ajuda as mulheres a fazerem as contrações durante o trabalho de parto. Já a prolactina ajuda na amamentação.

Cientistas acreditavam que os homens não produziam mais hormônios por não estarem fisicamente envolvidos no parto da criança, mas a nova pesquisa indica que processo masculino é semelhante ao que acontece com as mães.

Os pesquisadores analisaram os níveis hormonais de 43 pais, seis meses depois do nascimento de seus filhos. Os homens também foram filmados na presença dos seus filhos para que se avaliasse como cada um se adaptou ao novo papel de pai.

Os cientistas acharam um padrão entre o nível de hormônio e a habilidade dos pais de se relacionarem bem com seus bebês. Quanto mais hormônios cada homem produzia, melhores eram suas habilidades paternas.

Outro experimento realizado pelos cientistas com 80 casais revelou que o aumento do hormônio oxitocina aconteceu da mesma forma em homens e mulheres. Agora, os cientistas buscam hipóteses para descobrir o que faz os homens produzirem mais hormônios, já que eles não dão à luz nem amamentam.

Para Ruth Feldman, a pesquisa afirma que o simples contato dos pais com os filhos pode ser a resposta. Isso ressalta a importância de se dar oportunidades de interação entre pais e filhos logo após o nascimento, para desencadear as mudanças no sistema neuro-hormonal."

Fonte: BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário