segunda-feira, 11 de abril de 2011

A importância de esterilizar as mamadeiras

Por: Vanessa Cicatti

As mamadeiras são objetos muito comuns na vida dos nenês. Embora sejamos defensores da amamentação natural, nem sempre isso é possível por diversas razões.

Como em alguns casos a mamadeira é essencial para a alimentação do bebê, é preciso ter muitos cuidados com sua limpeza, já que isso é fundamental para a saúde do pequenino. Você sabe como isso deve ser feito? Então aprenda a seguir!

Mamadeira limpinha = bebê saudável

Conversamos com o neonatologista Jorge Huberman sobre a importância da higienização da mamadeira para a saúde do nenê. Ele começou explicando algo fundamental: “a criança não precisa entrar em contato com bactérias e vírus para formar seu sistema imunológico. Há algumas infecções que podem até matar os pequenos e é aqui que entram os cuidados com as chupetas e mamadeiras”.

Diante disso, o especialista alerta que “antes do primeiro uso de qualquer tipo de bico

artificial devemos fervê-lo por pelo menos cinco minutos em fogão convencional ou em micro-ondas, de forma que a mamadeira e/ou chupeta sejam colocadas em um recipiente onde fiquem completamente cobertas pela água”.

Outro fato importante, para o qual muitos adultos não se atentam é que “depois de o bebê fazer uso, os bicos devem ser limpos com sabão neutro e água corrente com escovas próprias para a higienização de mamadeiras”, afirma Jorge Huberman.

E se você acha que isso é exagero, vai se espantar em saber que “sempre que o bebê for utilizar a mamadeira ou a chupeta, deve-se fazer novamente a esterilização, ou seja, fervê-los por cinco minutos”, explica o neonatologista. Afinal, limpeza e esterilização são procedimentos diferentes, uma vez que a limpeza se destina à remoção de resíduos, enquanto a esterilização refere-se à eliminação de bactérias e germes.

Para você ter ideia de como isso é importante para a saúde da criança, uma higienização inadequada dos bicos artificiais pode gerar a ocorrência de sapinho, infecções do sistema digestivo e diarreias, uma vez que o sistema imunológico do pequenino ainda é imaturo para se defender desses inimigos invisíveis.

Doutora na arte de limpar chupetas e mamadeiras

É possível esterilizar os bicos artificiais de três maneiras: na panela, no micro-ondas e no esterilizador. Jorge Huberman ensina como fazer a esterilização ideal dos três modos, para que todos possam realizar o procedimento, seja em casa ou em outro local.

• Na panela comum (fogão): encha uma panela com água e ferva por cinco minutos.

Em seguida, mergulhe os utensílios e verifique se as bolhinhas de ar desapareceram por completo. Deixe aquecer por mais 3 ou 5 minutos antes de retirar. Não se esqueça de desligar o fogão depois do tempo desejado, pois se os utensílios ficarem fervendo por muito tempo, podem ser danificados.

• No micro-ondas: coloque os utensílios em um recipiente apropriado e aqueça por aproximadamente 8 minutos.

• No esterilizador: siga corretamente as "instruções de uso" apresentadas no manual de cada aparelho.

Assim que acabar a esterilização, é essencial guardá-lo no local e de forma adequada.

“Não deixe as mamadeiras paradas no local onde foram esterilizadas, ou seja, boiando dentro da panela, por exemplo. Elas devem ser retiradas da água, secadas e guardadas em local limpo, como uma vasilha plástica usada apenas para essa finalidade”, ensina o neonatologista.Seguindo essas simples dicas, você ajuda a garantir a manutenção da saúde do seu filho, sem muito esforço. Afinal, por seu anjinho vale tudo, não é mesmo?

Informações do especialista:

Jorge Huberman é formado em medicina pela Faculdade de Taubaté. É especializado em neonatologia.

Consultório: Av. Jandira, 257 – cj. 4 – Moema – São Paulo – SP - Tel.: 11 5056-8818

Nenhum comentário:

Postar um comentário