quarta-feira, 20 de abril de 2011

Olha quem está engatinhando!

Por: Vanessa Cicatti


Ao começar a engatinhar, seu filho está a um pulo de dar seus primeiros passos. Mais do que se locomover sozinho, ele vai explorar ainda mais o ambiente em que vive, reunindo conhecimentos importantes para toda sua vida.


Para que seu bebê conquiste mais um degrau no desenvolvimento, vai precisar de muito estímulo!


Tempo de descobertas


Para que o nenê comece a engatinhar é necessário o desenvolvimento de alguns aspectos. Trata-se de um tempo de descobertas e conquistas para ele.


Para engatinhar, ele precisa antes de tudo: aprender a sustentar a cabeça; levar a mão à boca, unir as mãos e as pernas na frente do corpo; expandir os movimentos; erguer a cabeça e tentar se apoiar nos antebraços quando você o coloca de bruços; arrastar-se na cama ou no trocador ao ficar com a barriga para baixo, movimentando as pernas como se estivesse nadando e virar-se sozinho, girar em círculos e sentar-se sem apoio. Depois dessas conquistas, um mundo de novidades se abre para a vida do pequeno.


De acordo com a pediatra Maria Aurora Almeida Fernandes Brandão, “não existe uma idade determinada para que a criança comece a engatinhar, embora seja habitual que isso ocorra por volta do sexto ao nono mês. Em média, acontece no oitavo mês. Mas, é claro, tudo depende dos estímulos a que a criança for submetida”. Entretanto, é essencial que os pais deixem a ansiedade de lado. Afinal, “não podemos esquecer que todas as crianças têm seu próprio ‘relógio’ de desenvolvimento, que pode ser, e é, diferente de uma criança para outra”.


Por esse motivo, não se preocupe se seu filho não engatinhar no tempo comum a todos os bebês. “Nem todas as crianças engatinham aos oito meses e, muitas vezes, não chegam nem a engatinhar antes de começarem a andar. Isso não deve ser motivo depreocupação para os pais”, lembra Maria Aurora Brandão.


A ordem é estimular!


Como tudo na vida de um bebê, o estímulo é fundamental. E para ajudá-lo a engatinhar não é diferente. A pediatra afirma que a melhor forma de incentivá-lo a engatinhar é colocá-lo de bruços sobre superfícies duras e estimulá-lo, deixando seus brinquedos preferidos fora de seu alcance. Com os devidos agrados e elogios, ele vai tentar alcançar esses objetos, arrastando-se e saindo do lugar.


Pode acontecer do seu bebê não engatinhar antes de andar. Há muita discussão com relação a isso, afinal, há uma linha de especialistas que acredita que esse fato pode ser prejudicial ao seu desenvolvimento. A pediatra explica: “embora existam teorias que defendam que as crianças podem, excepcionalmente, desenvolver problemas relacionados ao equilíbrio, pelo fato de andarem sem terem engatinhado, não temos na nossa experiência nada que as comprove”. Então, se isso acontecer, fique tranqüilo, pois seu bebê vai se desenvolver tão bem quanto os outros que engatinharam antes de andar.


Todo cuidado é pouco!


Diversos estudos comprovam que a exploração do ambiente nessa fase de transição entre engatinhar e caminhar é fundamental para o desenvolvimento infantil. E, a partir daí, segurar o pequenino se torna uma importante tarefa para os pais. Afinal, agora que o bebê engatinha, explorar o ambiente e mexer em tudo é com ele mesmo!


Por esse motivo, nessa fase, todo cuidado é pouco. A pediatra sugere algumas

recomendações:


• Deixe espaço livre para a circulação da criança.


• Cubra as quinas dos móveis com protetores.


• Não deixe objetos pequenos no chão que podem ser engolidos, como tampas de caneta, moedas, comprimidos etc.


• Se você mora em apartamento, coloque telas ou grades de proteção nas janelas e varandas.


• Cubra todas as tomadas com protetores e esconda os fios dos aparelhos.


• Se sua casa tiver escadas, proteja-as com portão, tanto em cima como embaixo.


Com esses toques, seu nenê vai engatinhar e se diverter muito, com segurança, claro!


Informações do especialista:

Maria Aurora Almeida Fernandes Brandão é formada em medicina pela Faculdade de Medicina da

Universidade de Lisboa. É especializada em pediatria.

Consultório:

Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 229 – cj. 305 – Vila Nova Conceição – São Paulo – SP

Tel.: 11 3849-1076

Nenhum comentário:

Postar um comentário