segunda-feira, 25 de abril de 2011

Gravidez Saudável


Por: Vanessa Cicatti

O sonho de toda gestante é ter uma gravidez maravilhosa do início ao fim. Além do apoio do marido e de um ambiente tranquilo, a futura mamãe só precisa incluir em sua rotina alguns bons hábitos, que, no fim da história, trarão imensos benefícios para ela e para o bebê.


Os princípios de uma gravidez saudável


De acordo com a nutricionista Silvia Maria Bernardo de Lima, “além de procurar manter o peso adequado, quem planeja a maternidade precisa se preparar para as mudanças que vão ocorrer no seu organismo, fazendo-o funcionar 100% bem para não comprometer sua saúde e a do bebê”.


Para a nutricionista, os princípios básicos para curtir a magia de uma gravidez saudável são:


• Alimentação saudável.

• Prática de atividade física.

• Equilíbrio emocional e psicológico.


Estudos comprovam que as práticas saudáveis da gestante durante os nove meses contribuem para que o bebê se desenvolva melhor, como comenta Silvia Lima “quanto pior a condição nutricional da mãe no começo da gestação, mais valiosa será a dieta pré-natal melhorada ou o suplemento nutricional para o desenvolvimento do bebê. A gravidez é um tempo de crescimento e demanda adicional de nutrientes, por essa razão a mãe deve comer para dois e não comer por dois”.


De olho na alimentação


Ao carregar a responsabilidade de outra vida dentro de si, a gestante deve ter consciência na hora de escolher o que colocar no prato. Afinal, precisa garantir que ela e o bebê recebam os nutrientes essenciais para a saúde de ambos.


Assim, para suprir as necessidades aumentadas da gestação, o padrão de dieta adequado é usado com algumas alterações e adições importantes. A nutricionista destaca alguns alimentos que não podem faltar na alimentação da grávida:


• O leite é essencial em qualquer idade. Quatro xícaras por dia fornecem mais que um adicional

de proteínas necessárias para a gestante, além de aumentar a ingestão de cálcio. A futura mamãe também pode fazer uso de derivados do leite, como iogurtes e queijos.


• O consumo diário de pão integral ou enriquecido, cereais, vegetais verdes e amarelos e frutas

frescas e secas deve ser encorajado para fornecer minerais, vitaminas e fibras adicionais.


• Atenção redobrada ao consumo de alimentos ricos em ferro e ácido fólico. Geralmente, durante o terceiro trimestre, a mãe desenvolve anemia e precisa ter ferro estocado no organismo para evitar deficiências.


• A ingestão de 6 a 8 copos de água por dia é essencial para manter o corpo saudável.

Silvia Lima ressalta que “a manutenção da saúde durante a gestação requer uma suplementação adequada de vitaminas. Este nível normalmente pode ser atingido com uma dieta bem selecionada. Quanto mais colorido o prato, mais rico em vitaminas ele será”.


Para que a gestante atinja as recomendações diárias de nutrientes, a nutricionista recomenda a ingestão de cinco porções de fruta e três porções de vegetais.


Outro ponto muito importante durante a gestação é o ganho de peso, que deve ser controlado de forma que não arrisque a saúde da gestante e do bebê.


Atualmente sabemos que gestantes obesas têm maiores índices de complicações obstétricas, incluindo trabalho de parto prolongado, pielonefrite, diabetes, hipertensão e tromboembolismo.

“A melhor forma de não exceder o peso é fazer de 6 a 8 refeições diárias, tomar bastante água, evitar alimentos gordurosos e doces em excesso, além de praticar atividade física moderada.


Comendo a cada três horas, no máximo, você mantém o metabolismo em constante funcionamento”, ensina a nutricionista.


Sem corpo mole na gravidez


Como a prática de atividades físicas é um dos princípios para uma gravidez saudável, nada de “corpo mole” agora que você vai ser mãe. Isso também não significa que você tenha que sair correndo neste momento! Antes, você precisa saber que tipos de exercício pode ou não realizar nessa fase.


“Numa gestação normal, o exercício físico é benéfico para a mãe, para o desenvolvimento fetal e para o suprimento de leite na amamentação”, lembra a nutricionista.

A prática de atividade física por gestantes pode e deve continuar desde que a mulher já esteja acostumada com algum tipo de exercício antes da gravidez.


Os fatores de risco do exercício durante a gestação não ocorrem pelo fato de essas mulheres estarem grávidas, mas, sim, por iniciarem a atividade física sem estarem aptas ou habituadas.

Silvia Lima explica que nessa fase “as atividades de baixo impacto são as que melhor se adequam.


No entanto, a grávida deve fazer visitas regulares ao obstetra e buscar orientação de profissionais especializados em atividade física para gestantes”.


Recomenda-se um trabalho de adaptação, então, com exercícios localizados, visando à resistência muscular, associado a um treinamento cardiovascular aeróbio, sem impacto, e exercícios de alongamento, evitando-se treinar em temperaturas elevadas.


É importante ressaltar que o trabalho de parto fica muito facilitado nas mulheres que sempre fizeram algum tipo regular de exercício, principalmente da musculatura abdominal.

“A atividade física para a gestante, desde que adequadamente orientada, traz benefícios estéticos e de saúde para ela e o seu bebê, e poderá ser incorporada para uma melhor qualidade de vida”, comenta a nutricionista.


Além disso, as mulheres que praticam atividade física durante a gestação, têm mais facilidade para recuperar a forma com mais rapidez após o parto. “A prática de atividade física, antes e durante a gestação, associada à alimentação saudável e massagens para evitar a ansiedade e a retenção líquida é receita infalível para voltar à boa forma depois do parto.”


Informações do especialista:

Silvia Maria Bernardo de Lima é nutricionista, formada pela Universidade Bandeirantes.

Consultório: Rua Antonio Munhoz Bonilha, 261 – Freguesia do Ó – São Paulo – SP

Tel.: 11 2141-5316

Nenhum comentário:

Postar um comentário