segunda-feira, 27 de junho de 2011

Escolaridade das mães pode influenciar alimentação das crianças

Por: Vanessa Cicatti

Estudo da FCNAUP publicado na International Journal of Environment Research and Public Health mostra que mulheres com um maior nível de escolaridade tendem a alimentar melhor os seus filhos.
De acordo com os responseveis pela pesquisa, os hábitos de sono e a escolaridade das mães podem ser fatores determinantes nos padrões alimentares das crianças.
A importância deste estudo está com o fato de haver uma escassez de informação sobre as evidências das relações entre hábitos alimentares e fatores sócio-demográficos, atividade física, sono e obesidade em crianças.


Os pesquisadores da FCNAUP debruçaram-se sobre o reconhecimento de padrões alimentares da população e as suas possíveis relações com as variáveis do estilo de vida, que  pode fornecer uma base para o desenvolvimento, acompanhamento e orientação política de alimentação e nutrição para crianças em idade escolar.
Segundo com este primeiro trabalho sobre a agregação dos alimentos em padrões nas crianças portuguesas, aquelas que dormem pelo menos nove ou dez horas por dia e as que têm mães mais escolarizadas (com mais de 12 anos de escolaridade) apresentam, por norma, uma alimentação rica em frutas e hortaliças. 

Já os rapazes e as crianças que estão mais expostas à televisão (acima de duas horas por dia) têm maior probabilidade de fazer uma alimentação mais rica em alimentos fast-food (pizza, hambúrguer), bebidas açucaradas etc.

 


Os investigadores destacaram a importância da escolaridade materna devido à influência que a educação pode ter na escolha de alimentos de origem vegetal, evitando-se outros que podem ser ricos em energia, mas pobres em nutrientes. No estudo, frisam que a educação deve ser encarada como um meio para melhorar comportamentos saudáveis na medida em que facilita a escolha e a compreensão das informações dos rótulos dos alimentos, por exemplo.

É destacado também o papel das mães, por ser de particular interesse sobre o comportamento alimentar das crianças, visto que geralmente despendem muito mais tempo do que os pais na interação direta com seus filhos.
O trabalho também avaliou outros fatores como a prática de atividades esportivas e o nível social dos progenitores das 1976 crianças com idades entre os cinco e dez anos envolvidas neste estudo.
Alimentação saudável nas crianças depende também dos hábitos alimentares das famílias. Para os cientistas a alimentação saudável nas crianças em idade escolar (entre 5 e 10 anos de idade) pode ser feita, não apenas com a mudança de hábitos alimentares, mas também com a alteração de estilos de vida das famílias.
Então mamãe, fique de olho no que vai no seu prato. A saúde do seu filhote também depende de você!

Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário