terça-feira, 21 de junho de 2011

Comer peixe na gravidez pode ajudar a criança

Por: Vanessa Cicatti

Pesquisadores da Universidade de Bristol e do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos realizaram um estudo que afirma que consumir peixe e frutos do mar durante a gravidez pode trazer benefícios a longo prazo para a criança.
De acordo com a pesquisa, filhos de mães que se alimentaram com muito peixe durante a gravidez apresentaram melhores índices de habilidades sociais e de comunicação aos sete anos de idade.
Os resultados desse estudo podem ajudar a contrapor os temores de que o consumo de peixe durante a gravidez oferece eventuais riscos de intoxicação para mulheres grávidas.
11.875 mulheres grávidas responderam a um questionário sobre o consumo de peixe e frutos do mar. Além disso, os cientistas acompanharam as habilidades sociais, de comunicação, de coordenação motora e o QI dos filhos e filhas dessas mulheres até a idade de oito anos.
Constatou-se que bebês de mães que consumiram menos de 340 gramas de peixe e frutos do mar por semana apresentaram um aumento de 48% no risco de acabarem no grupo de mais baixo desempenho em termos de inteligência verbal. O baixo consumo de peixe e frutos do mar durante a gravidez também foi associado ao aumento do risco de a criança apresentar índices baixos de comportamento e de desenvolvimento motor, de comunicação e sociabilidade.
O chefe do estudo afirma que as mulheres devem consumir pelo menos uma ou duas porções de peixe por semana, seguindo uma mistura de diferentes tipos de peixe. Devem ser incluídos na dieta, durante a gravidez, peixes como salmões, sardinhas e cavalas que são mais gordurosos e fonte de ômega-3.
Descobertas anteriores relacionavam os efeitos benéficos do consumo de peixe durante a gravidez somente no período de começo da vida dos pequenos. Mas este novo estudo mostra que os efeitos desses benefícios funcionam até os sete ou oito anos de idade.

Fonte: BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário