sábado, 4 de junho de 2011

# Lá vem história


Livro da semana: João do Pulo, de Paola Gentile. Callis Editora.

Se você tem mais de 30 anos, certamente já torceu muito pelo João do Pulo em Jogos Olímpicos, Pan-Americanos ou outras competições de atletismo.
Agora, se você não o conhece, aproveite a chance de se ficar por dentro da vida de um dos principais símbolos do atletismo brasileiro!
Neste volume da Coleção Pequenos Craques, você e seu filhote vão se deliciar com a história de João Carlos de Oliveira, ou melhor, “João do Pulo”.
Além de medalhista olímpico e Pan-Americano, João do Pulo também foi recordista mundial no salto triplo, marca que demorou dez anos para ser batida.
O legal é que a trajetória deste herói nacional é um exemplo de vida e mostra aos pequenos como é importante batalhar por um sonho.
Nascido em 1954 na cidade de Pindamonhangaba, interior de São Paulo, o pequeno João teve uma infância difícil, já que fazia parte de uma família humilde. Dessde cedo começou a trabalhar para ajudar os pais. Sonhava em ser jogador de futebol, mas foi nas pistas de atletismo que mostrou ter mais talento.
Sua carreira foi brutalmente abalada em 1981, quando sofreu um acidente automobilístico, que provocou a amputação de uma das pernas. Após a recuperação, deu a volta por cima, formou-se em Educação Física e entrou na vida pública. Foi eleito deputado estadual em São Paulo no ano de 1986. Morreu em 1999, um dia depois de completar 45 anos.
Um heroi que merece respeito de grandinhos e baixinhos….

Sobre a autora:
Paola Gentile nasceu em São Paulo. Jornalista, já trabalhou em rádio, TV e jornal. Atualmente é editora da revista NOVA ESCOLA, da Fundação Victor Civita. Tem facilidade com esportes em geral, não só no discurso, mas também na prática, pois Paola joga tênis, já praticou trekking e, com os filhos João Francisco e André, sempre arruma tempo para jogar taco, ping-pong ou para um bate-bola descontraído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário