quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pesquisa revela que grávidas com excesso de peso têm nenês mais gordos

Por: Vanessa Cicatti

Muitas mulheres ao engravidar acham que a gestação é a desculpa perfeita para comer tudo aquilo que tem vontade sem ter que pensar na balança. Ledo engano!
Pesquisa realizada por cientistas norte-americanos e publicada na revista médica Lancet revela que mulheres que ganham excesso de peso durante a gravidez têm bebês mais gordos, que poderão tornar-se adultos obesos.
Durante o estudo, os pesquisadores acompanharam nascimentos em Michigan e Nova Jersei entre 1989 e 2003, focando sua atenção nas mulheres que tinham mais de um filho, para excluírem a possibilidade de as geneticamente predispostas para a obesidade transmitirem os genes aos seus nenês.
Entre as 513 mil mulheres e as 1,1 milhões de crianças estudadas, os cientistas descobriram que as mulheres que ganharam mais 24 quilos durante a sua gravidez tiveram bebês com mais 150 gramas do que as que engordaram dez quilos.
Nos Estados Unidos, mais de um terço das mulheres com peso normal e mais de metade das mulheres obesas ou com excesso de peso engordam na gravidez acima do recomendado pelos médicos. Para um dos autores do estudo, David Ludwig, bebês mais pesados correm riscos, no futuro, de ter excesso de peso e desenvolver doenças como asma, alergias entre outras.
David Ludwig sustenta que, quando as grávidas comem abundantemente, algumas das calorias extras estimulam o crescimento do feto. Sendo assim, o feto se desenvolveria num ambiente metabólico anormal, ou seja, com excesso de açúcar no sangue. Tal panorama pode alterar o desenvolvimento de tecidos, órgãos, bem como do mecanismo cerebral que regula o apetite e o metabolismo da criança.
Por essas e outras, vale a pena dosar bem aquilo que vai ingerir durante a gestação. Afinal, além de cuidar da sua saúde, você garante a do seu filhote!

Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário