domingo, 26 de junho de 2011

Brincar ajuda a criança a descobrir o mundo ao seu redor

Por: Vanessa Cicatti

A brincadeira oferece vantagens sociais, cognitivas e afetivas para o desenvolvimento da criança.
Ao brincar, a criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, despende energia, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, aprimorando conhecimentos e adquirindo mais confiança.
Brincar não significa simplesmente recreação. É muito mais que isso. Brincar é a forma mais completa que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
É por essa razão que “a mãe e os adultos que tomam conta da criança precisam dar um bom começo a ela, fornecendo ou propiciando um bom meio ambiente para brincadeiras, descobertas e crescimento. O meio ambiente facilitador e propício é aquele que permite à criança ser criança, usando seu corpo, seus movimentos, seus cinco sentidos e sua intuição para usufruir a liberdade de escolha para brincar”, afirma a psicopedagoga.

Informações do especialista:
Eliane Pisani Leite é psicóloga,  psicopedagoga e acupunturista. É especialista em psicodiagnóstico, distúrbios de aprendizagem, psicossomatia, transtornos de personalidade, ludoterapia (terapia infantil) e terapia floral. Também  é autora do livro “Pais EducAtivos”.
Consultório:
Rua Dr. João Batista Soares de Faria, 101 – Santana – São Paulo – SP.
Tel.: 11 2959-3222


Nenhum comentário:

Postar um comentário