domingo, 5 de junho de 2011

Estudo mostra que adversidades e estresse na infância levam a problemas de saúde no futuro


Estudo mostra que adversidades e estresse na infância levam a problemas de saúde no futuro

Por: Vanessa Cicatti

O mundo e o dia a dia das crianças está cada vez mais estressante: muita atividades, muita correria e pouco tempo para o lazer e o descanso. Encaramos bem essa situação. Mas o que você diria se soubesse que adversidades e estresse no início da vida podem levar a problemas de saúde no future?
É o que revelou uma série de estudos apresentados em um encontro da Associação Americana de Psicologia, na Califórnia.
Essas pesquisas sugerem que o estresse na infância provocado pela pobreza ou por abusos pode levar a doenças cardíacas, inflamação e acelerar o envelhecimento celular.
Segundo os especialistas, as experiências no início da vida podem deixar “marcas duradouras” sobre a saúde no longo prazo. Num dos estudos, pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, analisaram a relação entre viver em pobreza e os sinais iniciais de doenças cardíacas em 200 adolescentes saudáveis. Verificaram que aqueles que vinham de famílias mais pobres tinham artérias mais endurecidas e uma pressão sanguínea mais elevada.
Uma segunda pesquisa do mesmo grupo mostrou que as crianças dos lares mais pobres eram mais propensas a interpretar uma série de situações sociais simuladas como ameaçadoras. Constatou-se que elas também tinham pressão e batimentos cardíacos mais altos e apresentaram sinais mais fortes de hostilidade e raiva em três testes de laboratório.
Estes resultados apoiam outras pesquisas que mostram uma ligação entre uma infância com alto nível de estresse e futuras doenças cardiovasculares, afirma Karen Matthews, coordenadora dos estudos.
Segundo ela, ambientes imprevisíveis e com estresse levam as crianças a ficarem “hipervigilantes” em relação a percepções de ameaças.
Outro estudo desta série mostrou que eventos na infância como a morte de um dos pais ou abusos podem tornar as pessoas mais vulneráveis aos efeitos do estresse na vida posterior e até mesmo reduzir a expectativa de vida.
O fato é que essas pesquisas mostram que as adversidades na infância deixam uma sombra longa sobre a saúde da pessoa e podem levar a inflamações e envelhecimento celular muito antes do que em aqueles que não passaram por isso. E o pior, isso tudo pode encurtar sua expectativa de vida entre 7 e 15 anos.
Diante deste panorama, evite que seu filhote passe por situações de estresse…e evite problemas para ele no futuro!

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário