terça-feira, 7 de junho de 2011

Mulheres têm coluna mais curvada “para ajudar na gravidez”



Por: Vanessa Cicatti

Segundo estudo publicado na revista Nature, as mulheres desenvolveram colunas vertebrais mais curvadas do que os homens para impedir que percam a estabilidade com o peso da gravidez.
De acordo com os especialistas responsáveis pela pesquisa, sem a curvatura mais acentuada as ancestrais dos seres humanos que caminhavam eretas não poderiam fugir de predadores durante a gestação. Além disso, também teriam sofrido de fortes dores nas costas.
A teoria desenvolvida por pesquisadores norte-americanos ganhou um peso maior quando a diferença entre a coluna de homens e mulheres foi identificada num fóssil de uma fêmea da espécie Australopithecus, que é um parente pré-histórico humano que viveu há cerca de dois milhões de anos.
A transição para um andar mais erguido verticalmente foi uma das mudanças-chaves na evolução do homem, mas teve uma conseqüência indesejável para mulheres grávidas. Tudo isso porque nos primatas o feto fica confortavelmente apoiado no ventre, mas em seres humanos, ele fica mais à frente, deslocando o centro de gravidade e causando desequilíbrio.
Tanto homens quanto mulheres têm uma curvatura na parte mais baixa da espinha, porém nas mulheres a curvatura se prolonga mais na coluna vertebral. Essa diferença permite que elas ajustem sua postura para se manter em equilíbrio e reduzir o desconforto causado pelas dores na parte mais baixa da espinha, mesmo nos últimos meses de gestação, quando o abdômen pode pesar cerca de sete quilos além do normal. E depois tem gente que duvida da sabedoria da mãe natureza, não é mesmo?

Fonte: BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário