sexta-feira, 17 de junho de 2011

Operação Primeiros Cuidados

Por: Vanessa Cicatti

Seu bebê está para nascer e você já está pirando com um montão de dúvidas sobre os primeiros cuidados com seu filhinho? Fique calma! Preparamos um minimanual de cuidados com o nenê, abordando as principais dúvidas sobre essa primeira fase que tira o sono de mamães e papais de primeira viagem.

Amamentação
Uma das dúvidas mais constantes das mamães de primeira viagem gira em torno da amamentação. Bom, o que você precisa saber é que o leite materno protege o baixinho de doenças como diarréia, otite, alergia e infecções respiratórias.
A longo prazo reduz as chances de ele ter problemas cardíacos, diabetes, obesidade, hipertensão e alguns tipos de câncer.
Pesquisas recentes indicam que o leite materno favorece o desenvolvimento cerebral, que é muito intenso nos três primeiros anos de vida, devido à presença de certos nutrientes que só podem ser encontrados nele.
As principais entidades mundiais de saúde recomendam que o leite materno seja o único alimento da criança até ela completar seis meses.
Dúvida frequente: por quanto tempo (minutos) devo amamentar o bebê?
De acordo com a neonatologista Ana Cláudia dos Santos, “o bebê deve ser amamentado em cada peito por pelo menos vinte minutos, pois na hora em que o bebê começa a sugar, a mãe produz um leite chamado posterior, que é rico em gordura e é ele que faz o bebê ganhar peso. Mas esse leite leva mais ou menos quinze minutos para chegar até o bico do seio. Se o bebê mamar em cada peito menos de quinze a vinte minutos, não consegue receber esse leite”.

Regurgitação
Não se desespere se o nenê regurgitar, afinal, é normal que até os três ou quatro meses o pequenino soltar um pouco de leite após as mamadas. Isso acontece porque a estrutura que impede o retorno do alimento do estômago para o esôfago ainda não funciona direito. E fique tranqüila: isso não traz prejuízo algum para o desenvolvimento da criança. O único incômodo é o gosto azedo que fica na boquinha do baixinho.
A melhor forma de evitar esse problema é fazendo o nenê arrotar após cada mamada, pois assim ele liberará o excesso de ar que engoliu com o leite. Outra dica: procure deixá-lo deitado de lado, com a cabeça um pouco mais alta do que o corpo, para evitar que o líquido expelido seja aspirado. Ah, e se mesmo assim ele regurgitar, limpe sua boca com um pano umedecido em água filtrada.
Dúvida frequente: o que devo fazer quando o bebê regurgita? É normal isso ocorrer? Por que ocorre?
Segundo Ana Cláudia dos Santos, “existe um refluxo gastroesofágico que consideramos fisiológico até três meses de idade. Isso faz com que a maioria dos bebês regurgitem ou até vomitem várias vezes ao dia. Então, se o bebê estiver se desenvolvendo normalmente: crescendo, ganhando peso adequadamente e não apresentar infecções de repetição, o jeito é esperar essa fase passar”.

Umbigo
Muitas mamães de primeira viagem morrem de medo e aflição na hora de cuidar do coto umbilical. Para que você deixe de lado essa sensação, é importante que saiba que o pedaço do cordão umbilical que fica preso ao umbigo do bebê nos primeiros dias não possui terminações nervosas, por essa razão, não causa dor, mesmo durante a higienização. Então, limpe cuidadosamente a região, sem se preocupar com o fato de seu pequenino estar sentindo dor.
A neonatologista explica que “a limpeza do coto umbilical deve ser feita somente com álcool 70% e cotonete, passados ao redor do umbigo e no coto. Não há um tempo determinado para que o coto caia. Isso depende de bebê para bebê”. Geralmente, a queda ocorre entre o 10o e 14o dia após o nascimento.

Assadura
Não se assuste se a região do bumbum do seu filhinho ficar vermelha ou cheia de bolinhas. Isso pode ocorrer por conta de vários fatores, como: irritação causada pela urina, fungo, alergia à fralda descartável e fezes. É importante que você saiba que a pele da criança é muito sensível à ação das fezes e da urina, por essa razão a troca freqüente de fraldas e a remoção completa dos resíduos são as melhores formas de prevenir as assaduras.
Dúvida frequente: o que fazer se o recém-nascido tiver uma assadura?
Ana Cláudia dos Santos explica que se isso ocorrer “podem ser usadas pomadas de assaduras. Mas se não houver melhora, a mãe deve procurar o pediatra para que ele veja qual tipo de assadura a criança apresenta e indique o tratamento adequado”.

Moleira
Moleira é o nome genérico para designar a fontanela, ou seja, aquela região da intersecção dos ossos do crânio que só vai se fechar entre os nove e os dezoito meses de vida do baixinho. Essa área é protegida por um tecido cartilaginoso, por essa razão, tem consistência mole e é comum vê-la pulsando. Apesar disso, é interessante que saiba que sua sensibilidade é igual a do resto da cabeça. Embora haja muitos mitos sobre a “moleira”, ela deve ser cuidada como o restante da cabeça.
Dúvida frequente: o que fazer se o bebê bater a moleira? Que cuidados deve-se ter com essa região?
De acordo com a neonatologista, “a moleira é uma região da cabeça que não está protegida de osso craniano e serve para facilitar o nascimento, então, deve-se ter o cuidado para não machucá-la e se houver alguma queda ou batida na moleira deve-se procurar imediatamente o pronto-socorro”.

Banho
É muito comum os pais iniciantes morrerem de medo de dar banho no filhote nos primeiros dias. Afinal, aquela pessoinha parece tão frágil que dá medo de quebrar, não é mesmo?
É bom que você saiba que o banho é o momento ideal para estreitar o contato com seu filho. Além disso, ele ajuda a relaxar a criança para que ela tenha um sono tranqüilo. Então, mãos à obra!
Mas sempre tomando alguns cuidados: observar se a banheira está segura e longe de corrente de ar, deixar todos os produtos de higiene à mão, checar se a temperatura da água está agradável e ficar atenta ao volume do líquido para que não falte na hora de ensaboar o bebê e não o faça flutuar. A medida ideal para a água do banho é colocá-la até a altura do umbigo dele.
Dúvida frequente: quantos banhos o bebê deve tomar por dia?
Segundo a neonatologista, “depende. Se o bebê estiver com calor e desconfortável pode ser dado mais de um banho e se fizer cocô em abundância também”.

Orelhas
A dúvida cruel sobre o cuidado com a orelhinha do bebê é: deve-se introduzir a haste flexível no canal auditivo? A resposta é: NÃO! E há duas razões para isso: primeiramente, porque pode remover parte da cera, responsável por impedir a entrada de microorganismos que causam as infecções; e, segundo, porque você pode empurrar a cera para dentro, atingindo o tímpano e
causando dor.
Dúvida frequente: como deve ser feita a limpeza das orelhas do bebê?
Ana Cláudia dos Santos ensina que isso deve ser feito “somente secando com a toalha. O uso de hastes flexíveis deve se dar somente externamente, pois se usarmos dentro dos ouvidos, podemos empurrar o cerume cada vez mais para dentro”.

Unhas
Não fique espantada se, ao acordar, o nenê estiver todo arranhado! Isso pode ocorrer com freqüência, afinal, a pele do recém-nascido é sensível a qualquer pressão. Se isso ocorrer, recomenda-se que lave a região com água e sabonete neutro e aguarde a cicatrização, que ocorre em, aproximadamente, dois dias.
Dúvida frequente: existe alguma alternativa para cortar a unha sem que se utilize uma tesoura?
A dica da neonatologista: “a mãe pode usar uma lixa fina, pois a unha do bebê é bem grudada na pele”.

Cólicas
As mamães ficam desesperadas quando vêem seus bebês chorando compulsivamente por conta das cólicas. Embora isso faça você e seu nenê sofrerem, é importante que saiba que elas são comuns desde o nascimento do pequeno, principalmente após os primeiros quinze dias, e podem acompanhá-lo até os três meses de vida.
Dúvida frequente: que medidas tomar quando o bebê tiver cólicas?
De acordo com Ana Cláudia dos Santos, “podem ser feitas massagens na barriga e pernas do bebê. Além disso, pode-se ministrar ao pequeno medicações específicas para que ele elimine os gases, bem como fazer uso de compressas quentes em sua na barriga com bolsa de água quente ou fralda amornada no ferro”.

Primeiro passeio
Você está morrendo de vontade de apresentar seu filho ao mundo? Então saiba que o primeiro passeio do bebê requer algumas precauções. A primeira delas é aguardar até que o pequeno complete três meses. Em segundo lugar, é importante que, nesse começo de vida, você sempre dê preferência a locais abertos, bem ventilados e que não  tenham muitas pessoas para ficar em cima do bebê, além de ficar de olho no horário: o ideal é levar o pimpolho para passear entre 8 e 10 horas ou entre 15 e 17 horas. Assim, você evita que ele fique exposto ao sol forte e ainda escapa do vento gelado que pode surgir no fim da tarde.
Dúvida frequente: com quanto tempo o bebê pode sair para dar o primeiro passeio? Que cuidados deve-se ter com a criança nessa primeira saída de casa? Para a neonatologista, “o ideal é que para o bebê ir a algum lugar público, como shopping ou parque, ele tenha, pelo menos, três meses de idade, período em que já deve ter tomado as primeiras vacinas. A mamãe deve levar algumas mudas de roupa, fraldas, evitar ficar em ambientes com ar condicionado, protegê-lo do sol etc.”
Depois dessas dicas, ser mãe de primeira viagem ficou mais fácil, não é mesmo?!

Informações do especialista:
Ana Cláudia dos Santos é formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e
especializada em neonatologia.
Consultório:
Rua Londrina, 470 – sl. 43 e 44 Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP
Tel.: 11 4368-3953

Nenhum comentário:

Postar um comentário