sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bebês têm predisposição
 para dançar!

Por: Vanessa Cicatti
Você acha fofinho quando seu filho dança? Então ficará surpresa ao saber que os pequenos têm predisposição para dançar.
É o que diz um novo estudo realizado com 120 crianças, entre os cinco meses e os dois anos, que revelou o fato de o ser humano nascer com predisposição natural para se mover ritmicamente como resposta à música que ouve.


Segundo Marcel Zentner, psicólogo da Universidade de York, na Inglaterra, a pesquisa investigação sugere que é a batida, em vez de outras características da música, como a melodia, que produz a resposta em recém-nascidos. Ele também acrescenta que também verificou-se que, quanto melhor as crianças eram capazes de sincronizar os seus movimentos com a música, mais sorriam.
O legal é que para testar a predisposição dos bebês para a dança, os pesquisadores reproduziram gravações de música clássica, de batidas rítmicas e de discursos para crianças, filmando os resultados. Também recrutaram bailarinos profissionais para analisar o quão bem os pequenos sincronizavam seus movimentos com a música.


Durante a experiência, os nenês estavam sentados no colo dos pais. Os adultos receberam instruções para que não se movessem e usassem auscultadores para se ter a certeza de que não conseguiam ouvir a música.
Os cientistas verificaram que os bebês moviam muito mais os braços, as mãos, as pernas, os pés e a cabeça ao ritmo da música do que quando ouviam os discursos gravados.

Embora esta capacidade de resposta à música pareça não ser nata ao ser humano, os pesquisadores ainda não têm certeza sobre as razões que levaram à evolução desta predisposição para a dança. Novos estudos deverão ser realizados para apurar esta questão. 
Enquanto isso, incentive seu baixinho a dançar. Isso ajuda muito no seu desenvolvimento!

Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário