quinta-feira, 2 de junho de 2011

Crianças amamentadas são mais inteligentes



Por: Vanessa Cicatti

Pesquisadores canadenses, da Universidade de Montreal, desenvolveram estudo que sugere que crianças amamentadas quando bebês são mais inteligentes.
Durante a pesquisa acompanharam 14 mil crianças nascidas em 31 maternidades de Belarus, desde o nascimento até os seis anos e meio. Quando os pequenos atingiram essa idade, foram submetidos a testes de QI (Quociente de Inteligência) e os exames revelaram que os que foram alimentados exclusivamente com o leite materno marcaram 7,5 pontos a mais nas provas de inteligência verbal e 5,9 pontos além na pontuação geral. As crianças que receberam só o leite materno também tiveram melhor desempenho na leitura, na escrita e na capacidade para solucionar equações matemáticas do que as que tomaram leite em pó.
De acordo com Michael Kramer, autor da pesquisa, esse estudo fornece fortes evidências de que a amamentação exclusiva e prolongada torna as crianças mais inteligentes.
A pesquisa, publicada na revista especializada Archives of General Psychiatry, confirma estudos anteriores.
Entretanto, questiona se o leite materno sozinho aumenta a inteligência ou se fatores associados como, por exemplo, a interação mãe-bebê pode influenciar nisso.
Os cientistas ainda não têm respostas para essa questão, mas sabem que o leite materno contém ácidos graxos de cadeia longa que são essenciais para a saúde, além de um composto químico similar à insulina que estimula o crescimento e, sozinho, poderia impulsionar a inteligência.
O fato é que mais uma vez constatamos que amamentar o bebê só traz benefícios!

Fonte: BBC Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário