segunda-feira, 4 de julho de 2011

Bebês distinguem dois idiomas observando apenas movimentos faciais


Por: Vanessa Cicatti
Você sabia que os bebês menores de seis meses conseguem distinguir um idioma de outro apenas observando os movimentos faciais, mesmo sem ouvirem o interlocutor? É o que revela uma pesquisa da Universidade de Barcelona publicada na revista Science.
Os pesquisadores mostraram a um grupo de 36 bebês vídeos sem som de adultos bilíngues pronunciando frases em inglês e francês, com uma duração máxima de 16 segundos.
Foram comparados os nenês que vivem numa família unilíngue com os que têm familiares bilíngues. Concluiu-se que, entre os quatro e os seis meses, todos conseguem distinguir apenas com estímulos visuais as duas línguas. Assim, constatou-se que nos primeiros meses de vida os bebês são capazes de distinguir rostos que falam em francês ou em inglês, afirma Nuria Sebastian, uma das autoras do estudo, feito em colaboração com peritos da Universidade British Columbia, do Canadá.
Os investigadores notaram que a partir dos oito meses os bebês tendem a perder esta habilidade, que apenas é mantida até aos 12 meses pelas crianças que vivem em ambientes bilíngues. A explicação dos especialistas é que os nenês de famílias unilíngües deixam de ter aptidão de distinguir línguas através dos movimentos faciais porque não precisam dessa capacidade.
Assim, essa capacidade inata só se mantém quando é uma vantagem para os bebês para aprender a língua maternal. Quando a criança se define por determinada língua deixa de prestar atenção aos elementos alheios e concentra-se nela para aprender. Vários estudos já tinham demonstrado que os bebês conseguem distinguir diferentes línguas pelo som, mas até agora nunca havia sido analisado o papel dos estímulos visuais no processo de aprendizagem e aquisição de linguagem.
Agora, se você quer que seu pequenino aprenda mais de um idioma, aproveite essa fase e fale com ele nos dois idiomas! Vai ser mais fácil para ele aprender.
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário