terça-feira, 26 de julho de 2011

Gesticular “ajuda crianças” a aprender palavras


Por: Vanessa Cicatti

Um estudo realizado pela University of Chicago, nos Estados Unidos, indicou que
crianças com 14 meses de idade que gesticulam com mais frequência apresentam vocabulários mais amplos quando chegam à idade escolar.

A pesquisa, divulgada na revista Science, analisou crianças de 50 famílias de diferentes
níveis socioeconômicos da região da cidade de Chicago. Os estudiosos filmaram as crianças com seus pais ou com a pessoa que as cuidava, enquanto faziam atividades rotineiras em sessões de 90 minutos.

A análise das filmagens mostrou que crianças de famílias de alta renda e alto nível
educacional usaram gestos para expressar uma média de 24 coisas diferentes durante a sessão, enquanto as crianças de famílias de baixa renda usaram apenas 13 gestos.

As mesmas crianças voltaram a ser analisadas aos quatro anos e meio e os estudiosos
descobriram que as de famílias de alta renda alcançaram pontuação maior (117) em um teste padrão que mede o vocabulário quando comparadas a crianças de famílias de baixa renda (93).

Embora o estudo não estabeleça uma relação de causa e efeito entre gesticulação em
crianças pequenas e seu vocabulário alguns anos mais tarde, os pesquisadores nãoo descartam que outros fatores como a forma como os próprios pais se expressam tenham influência no vocabulário delas. Os autores acreditam que existe uma ligação entre gesticulação e o desenvolvimento do vocabulário.

Sendo assim, a gesticulação da criança poderia cumprir um papel indireto no
aprendizado de palavras ao provocar a fala dos pais em momentos específicos. O estudo é um dos primeiros a investigar se os gestos também influenciam o vocabulário e o grau de preparo para a vida escolar.

Por essa razão, converse bastante com seu filhote. Isso certamente vai ajudá-lo no futuro.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário