segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vida de bailarina

Por: Vanessa Cicatti

Tem coisa mais fofa que ver sua filhinha vestida de bailarina e dançando feito uma borboletinha?

Um, dois, três... plié
Para praticar qualquer atividade física é imprescindível que os pais compreendam qual é uma idade ideal para começar a praticá-la de forma que isso traga somente benefícios para a criança. No caso do ballet, o início deve ocorrer a partir dos quatro anos de idade, como comenta Mariana Assis Bastos, professora da Academia de Ballet Paula Castro.
A professora explica que a prática do ballet desenvolve a coordenação motora, a musicalidade, a criatividade, a postura, a flexibilidade, além de melhorar a autoestima. E em nenhum aspecto a dança pode causar prejuízo à criança.
Nessa idade, a partir de atividades lúdicas e descontraídas, a menininha tem seu primeiro contato com a técnica clássica e noções de uma postura correta. A prática do ballet nessa idade auxilia no desenvolvimento das capacidades e habilidades da criança como um todo, levando em conta seu mundo imaginário e suas fantasias.

Sonho da mãe ou da filha?
Muitas crianças são levadas a praticar o ballet por ser um sonho de suas mães ou pais e n„o por vontade própria. E isso não é legal!
Então, antes de colocar sua filhota para dar giros e rodopios por aí pense: a prática da dança é algo que você deseja ou é uma vontade da sua baixinha? Se for um desejo dela, tudo bem, mas se isso for apenas uma vontade sua ou do pai da pequena é melhor não dar andamento a essa ideia, como comenta Mariana Assis Bastos, o ideal é que a vontade parta da criança. Projetar um sonho na própria criança pode gerar frustrações no futuro.
É sempre importante que os pais avaliem se a prática do ballet tem trazido benefícios, tanto nos aspectos físicos quanto emocionais da criança. Mas como dimensionar isso?
A professora afirma que primeiro os pais devem perceber se ela est· feliz e realizada em estar praticando a atividade, e depois se j· melhorou com relação à postura, forma de se sentar, andar e se relacionar com seu próprio corpo. Se você notar esses aspectos, pode ficar feliz, pois sua filhota ama a vida de bailarina!


Mamãe eu não quero!
E se minha florzinha tiver resistência em praticar a dança? Devo insistir?
Mariana Assis Bastos afirma que os pais devem oferecer um leque de opções e levar a criança a experimentar a aula em um lugar que ela se sinta à vontade e acolhida, pois só assim poderão saber se ela realmente gosta da dança. Portanto, os pais devem insistir que a criança experimente, mas nunca forçá-la.
 
Informações do especialista:
Mariana Assis Bastos é formada em ballet pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo e Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo.
Academia de Ballet Paula Castro:
Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, 51 – Real Parque – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3758-0017

Nenhum comentário:

Postar um comentário