Por: Vanessa Cicatti
Os cientistas da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, realizaram uma pesquisa que conseguiu mostrar como o hormônio da confiança (oxitocina) é liberado no cérebro da mãe durante a amamentação.O estudo, realizado em colaboração com outras universidades e institutos de Edimburgo (Escócia), França e Itália, e divulgado na publicação científica PLoS Computational Biology, apresentou mais provas de que a amamentação promove uma maior ligação entre mãe e bebê por meio de um processo bioquímico.
Segundo a equipe, embora já soubessem que o hormônio oxitocina era liberado durante a amamentação, ainda não havia sido desvendado o mecanismo no cérebro para esta liberação. A oxitocina é produzida na parte do cérebro que controla a temperatura corporal, sede, fome, cansaço e a raiva.
Este hormônio é responsável por produzir as contrações durante o parto e liberar o leite nas glândulas mamárias. Agora também foi provado que ela promove os sentimentos de confiança e a redução do medo.
Segundo a pesquisa, em resposta à amamentação, neurônios especializados no cérebro da mãe começam a liberar o hormônio. A oxitocina é liberada por uma parte do neurônio chamada dendritos que, geralmente, recebe em vez de transmitir informações, mas, com o uso de um modelo matemático, descobriu-se que esta liberação, a partir dos dendritos, permite um aumento na comunicação entre neurônios, coordenando um “enxame” de oxitocina, o que produz explosões intensas dos hormônios.
Está vendo, mamãe? Quanto mais amamentar seu bebê mais confiança ele vai adquirir para se aventurar nas descobertas do desenvolvimento!
Fonte: BBC Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário