domingo, 10 de julho de 2011

Novo método para prever partos prematuros


Técnica proporciona mais conforto às grávidas e menos riscos ao feto
Por: Vanessa Cicatti
As técnicas atuais para prever os nascimentos prematuros são consideradas inadequadas ou invasivas, acarretando riscos para o feto, assim como desconforto para as mulheres grávidas.
Contudo, Chiara Rabotti, pesquisadora da Eindhoven University of Technology, desenvolveu um novo método de medição das contrações uterinas, baseado num eléctrodo de gesso que é ligado ao abdómen, que permitirá que, no futuro, todas as mulheres grávidas possam aguardar o momento do parto calmamente.
Os nascimentos prematuros – sendo ainda difíceis de prever devido ao défict de técnicas adequadas – continuam a ser a principal motivo da mortalidade de recém-nascidos e de deficiências permanentes. A única técnica confiável existente baseia-se na inserção de um catéter que apresenta desconforto para a mulher e riscos para o feto. No que respeita aos métodos externos existentes até agora, ainda não possibilitam prognósticos precisos.
Já a técnica desenvolvida por Chiara, permite medir a atividade dos músculos do útero através da pulsação uterina, que pode ser detectada fora do abdómen. Para tanto, a cientista recorreu a instrumentos já existentes para medição da pulsação, mas que não tinham sido utilizados anteriormente para medir a atividade uterina.
Desenvolveu ainda um modelo matemático capaz de traduzir os sinais eléctricos em gráficos. Deste modo, conseguiu obter resultados tão fidedignos quanto os dos métodos invasivos utilizados hoje em dia.
Rabotti espera que a sua técnica esteja disponível no prazo de cinco anos, sendo que inicialmente será aplicada em hospitais, em casos de complicações no parto.
Fonte: Ciência Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário