quinta-feira, 19 de maio de 2011

Teste de proteína “pode prever parto prematuro”

Por: Vanessa Cicatti

De acordo com um estudo da Universidade de Yale, o teste de proteína do líquido amniótico pode revelar aos médicos se uma mulher terá parto prematuro e indicar infecções que levam ao nascimento do bebê antes do tempo.
Atualmente, os médicos observam sintomas como contrações regulares e dilatação cervical para saber quando o parto deve acontecer. Entretanto, em muitos casos, quando esses sinais são aparentes, pode ser tarde demais para impedir o trabalho de parto.
A grande novidade é que o teste em questão é mais preciso do que os exames já existentes.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após a retirada de amostras do líquido amniótico de 131 grávidas para verificar o desenvolvimento dos pulmões dos bebês. Durante a pesquisa também foram realizados outros exames, como a medição do nível de leucócitos e de glicose no sangue.
Os pesquisadores observaram que se houver presença de infecção, o teste de proteína tem resultados diferentes daqueles mostrados com o líquido amniótico saudável.
Outro fator preponderante para os cientistas é que o teste de proteína do líquido amniótico é duas vezes mais rápido que os testes realizados em laboratórios, o que ajuda a detectar infecções em estágio inicial e dar início ao tratamento imediato para a mãe e o bebê, prevenindo, dessa forma, o parto prematuro.
O resultado dessa pesquisa foi considerado tão importante que recebeu um prêmio de melhor estudo em partos prematuros de uma agência de saúde independente nos Estados Unidos que procura melhoras para a saúde de bebês.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário