domingo, 29 de maio de 2011

Estudo liga pouco sono a excesso de peso em crianças


Por: Vanessa Cicatti

Um estudo da Northwestern University, publicado no jornal científico Child Development, revelou que crianças que não dormem o suficiente têm uma chance maior de desenvolver problemas de peso após os cinco anos de idade.
De acordo com os especialistas, é recomendado que crianças entre cinco e doze anos durmam de dez a onze horas por noite, enquanto adolescentes devem ter entre oito e nove horas de repouso diário.
A pesquisa monitorou duas mil crianças americanas durante cinco anos, utilizando diários detalhados feitos pelas famílias das crianças, considerando diferenças étnicas, raciais, de educação e de renda dos pais.
O grupo de pesquisadores determinou que uma hora a mais de sono diminuiu as chances de excesso de peso em até 36% em crianças de três a oito anos e até 34% quando as crianças têm entre oito e treze anos.
Embora o estudo não tenha determinado quais as razões que relacionem falta de sono com excesso de peso, foram levantadas algumas hipóteses.
Uma delas é a de que a falta de sono pode estimular os hormônios que regulam o apetite. A outra possibilidade é a de que pessoas que dormem mal ficam mais letárgicas e menos propensas a praticar atividades físicas.
A pesquisadora responsável pelo estudo acredita que o horário escolar durante a semana ajuda a regular o sono das crianças, mas que apesar disso os pais devem manter o controle sobre o sono dos filhos, determinando sempre um horário para a criança ir para a cama. Afinal, isso pode garantir a saúde do seu filho num futuro muito próximo.

Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário