segunda-feira, 9 de maio de 2011

Bebês são capazes de julgar pessoas

Por: Vanessa Cicatti

Um grupo de cientistas norte-americanos da Universidade de Yale descobriu que bebês a partir de seis meses de idade já demonstram ter inteligência social, analisando as intenções de outras pessoas e sendo capazes de perceber quem é um potencial amigo ou inimigo.


Durante o estudo, doze crianças de seis meses e dezesseis com dez meses assistiram a uma animação com três personagens diferentes. No desenho, um dos personagens tentava subir o que parecia ser uma colina. Um segundo ajudava esse personagem, empurrando-o para cima da colina, e um terceiro o atrapalhava, empurrando-o para fora.


Depois de os bebês assistirem à animação diversas vezes, os cientistas mostraram a eles dois bonecos de madeira, um parecido com o personagem que ajudava o outro a subir e outro parecido com o que atrapalhava.


O resultado foi que todos os nenês de seis meses e catorze de dez meses escolheram o boneco do personagem “bonzinho”, ou seja, o que ajudava o outro a subir a colina.

Segundo os pesquisadores, essa descoberta indica que os humanos realizam avaliações sociais num estágio muito anterior de desenvolvimento do que se pensava, sustentando a tese de que a capacidade de avaliar indivíduos com base em suas interações sociais é universal e não depende de aprendizado. Não se pode dizer se isso é algo inato, mas se pode afirmar que se trata de algo pré-lingüístico.


O fato de crianças tão jovens mostrarem sinais de inteligência social não surpreendeu os cientistas. Eles ainda alertam que os pais deveriam ter em mente que os pequenos são capazes de perceber muita coisa sozinhos, inclusive quem são as boas companhias.


Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário