segunda-feira, 2 de maio de 2011

Gosto por legumes e frutas começa no útero

Por: Vanessa Cicatti





Você sabia que os bebês podem se acostumar a comer frutas e legumes mesmo antes de nascer?





Uma pesquisa publicada recentemente na revista americana Pediatrics afirma que o gosto das frutas e legumes passa para o líquido amniótico no útero ainda durante a gravidez e também para o leite materno no período da amamentação.





Segundo os cientistas, as crianças “aprendem” a gostar dos legumes e frutas por serem expostas ao gosto, com freqüência, desde pequenas.





Durante a pesquisa, analisou-se como o gosto se desenvolve em bebês entre quatro e oito meses de idade.





Em uma das experiências, mulheres grávidas e mães que estavam amamentando tomaram suco de cenoura e seus filhos tiveram maior propensão a gostar do vegetal quando começaram a comer refeições sólidas.





Em outra experiência, os cientistas ofereceram, por oito dias seguidos, vagem aos bebês mais velhos. As mães dessas crianças não comiam o vegetal com freqüência, quando grávidas ou amamentando. Inicialmente, a aceitação não foi boa, mas, ao fim do período, três vezes mais nenês estavam comendo o alimento.





Diante desses resultados, se as mães quiserem que seus filhos aprendam a gostar de vegetais precisam dar a eles oportunidades para provar essas comidas, desde a gestação.





Fonte: BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário