segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Tempestade emocional na gravidez

Por Juliana Morillo
A gestação é um período marcado por inúmeras mudanças, inclusive alterações emocionais. A facilidade de ir do riso ao choro em tão pouco tempo é, em parte, justificada pelas alterações hormonais.

Mas questões como estresse, insegurança e ansiedade também contribuem consideravelmente para esta montanha-russa emocional.
Apesar de as alterações emocionais serem consideradas normais neste período, gostaria de chamar a atenção das futuras mamães: tais alterações também podem estar sinalizando que algo não vai bem com a saúde psíquica da mulher.

Observar a frequência e a intensidade das oscilações podem dar pistas de quando essa montanha-russa emocional passou do limite esperado.
Quando a irritação é constante ou a tristeza parece não ter fim é importante que a mulher relate ao médico sobre seu estado emocional, pois tais sintomas podem ser indicativos de um quadro de depressão.

Outros sintomas importantes a serem observados são: alteração no sono, considerável alteração no apetite, ansiedade, extrema fadiga ou perda da sensação de prazer em situações anteriormente prazerosas.


A depressão gestacional atinge de 10% a 20% das mulheres. É importante que seja diagnosticada para que o tratamento mais adequado seja indicado.
Normalmente, somente a psicoterapia contribui para uma melhora considerável do quadro, mas alguns casos necessitam de medicação.

É o médico quem decidirá sobre o melhor tratamento. Quando não tratado, o quadro depressivo pode se agravar ou até culminar em depressão pós-parto.
Portanto, a gestante deve sempre comunicar a seu médico sobre suas flutuações de humor. Se ele achar necessário, fará um encaminhamento ao psicólogo ou psiquiatra que analisarão a existência ou não do distúrbio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário