sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ih, o xixi escapou!


Por: Vanessa Cicatti


Não tem jeito! Toda criança quando está na fase de transição das fraldas para o peniquinho sempre deixa o xixi escapar! E é muito comum o baixinho acordar com a cama molhada.
Se você tem um pequenino nessa fase, nada de ficar esbravejando com ele, ok? Afinal, para a criança passar por isso não é tão fácil assim como se pensa!

Fase 1: adeus fraldas!
Na vida dos pequeninos tudo tem um tempo certo para acontecer. Afinal, eles precisam amadurecer para conseguir passar para outra fase de sua vidinha. E assim também ocorre com a saída das fraldas.
A pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes diz que o ideal é iniciar a retirada das fraldas nas crianças entre um ano e meio e dois anos e meio, pois nessa fase o desenvolvimento neurológico das crianças já permite o controle dos esfíncteres.
Mas não vá achando que para fazer seu filhote dar adeus às fraldas basta deixar a criança pelada e fazendo xixi à vontade. A criança só conseguirá se livrar das fraldas se for preparada para isso e o sucesso nessa missão depende não só da maturidade do pequeno, como também de bastante paciência dos pais.
Para botar a missão “adeus fraldas” em prática, a cabeça do seu filho precisa ser treinada. Assim, é importante que os adultos que cuidam do baixinho mostrem a ele as questões que envolvem o troninho, como o xixi na fralda , o cocô que vai embora na descarga ou a importância dos hábitos de higiene.
Outra coisa: é importante perguntar ao pequeno se ele gostaria de experimentar o banheiro e aí deixar as coisas andarem normalmente.

Fase 2: Lidando com o pipi na cama
Como comentou a pedriatra, o pequenino est· fisiologicamente pronto para abandonar as fraldas a partir dos 18 meses. No entanto, até os quatro anos, os “acidentes” ainda são normais. No início é comum o xixi noturno “escapar”, o que é involuntário. Isso acontece até o amadurecimento do desenvolvimento das crianças, comenta Alessandra Cavalcante Fernandes.
E lidar bem com essas “escapadinhas” de xixi à noite não conhecida também como enurese noturna não é a fórmula ideal para ajudar o pequenino a passar por essa fase.
A pediatra ressalta que os pais não devem dar broncas, pois a enurese é involuntária. Dar broncas na criança vai causar um constrangimento maior, e não resolve o problema. Deve-se tentar entender o que está acontecendo e, caso não resolva, procurar ajuda médica.
De acordo com a especialista, a enurese noturna é aceitável até os cinco anos de idade, mas após esta faixa etária os pais já devem ficar mais atentos, e caso o xixi na cama ocorra com frequência é importante comentar com seu pediatra ou procurar um especialista.
… interessante que os pais saibam que a enurese noturna pode ser ocasionada por problemas de saúde, como causas infecciosas, problemas neurológicos, alterações na bexiga anatômicas ou musculares ou problemas emocionais.
Inclusive, como comenta a pediatra, estas são uma das principais causas do xixi na cama, principalmente em crianças que já tiveram um controle esfincteriano anteriormente. Sendo assim, observe se seu filhote passou por alguma situação emocional que possa tê-lo afetado a ponto de voltar a molhar a cama, por exemplo, algo simples (para os adultos) como a chegada de irmãozinho pode causar a enurese noturna.

Fase 3: Evitando a cama molhada
Mas se você, mamãe, quer ajudar seu filhote a deixar a cama sequinha no dia seguinte seguem algumas dicas da pediatra:
• Leve a criança para fazer xixi antes de dormir.
• Evite a ingestão de muitos líquidos à noite.
• De madrugada, leve o pequeno para fazer xixi num determinado horário da madrugada.
Agora, para as crianças maiores a dica é os pais fazerem uma agenda com todos os dias que escaparam e não escaparam “xixi” e criar pontos para os dias “secos”, com certo número de pontos para o pequeno receber um prêmio em troca, comenta Alessandra Cavalcante Fernandes.
A pediatra ainda afirma que existem exercícios para fortalecer a musculatura vesical que podem ser orientados pelos pais, como o de “fazer força” para segurar o xixi, entre outros.
O fato é que a fase da cama molhada é passageira. Basta muito amor, carinho e paciência para ajudar o baixinho a passar por isso!

Informações do especialista:
Alessandra Cavalcante Fernandes é formada em medicina pela Santa Casa de São Paulo. É especializada em pediatria e homeopatia.

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    TRONINHO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=troninho&IDCategoria=110

    BEBÊ INFANTIL
    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS

    ResponderExcluir