quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Atchiiiim!


O inverno chegou e além do friozinho vem de carona nessa estação algumas doenças típicas da época. Se nesse período o som mais comum na sua casa são os cof! cof! das tosses e o atchim! do espirro do seu filhinho, você não acha que está na hora de descobrir como prevenir que ele fique doente e mudar de vez a melodia dessa sinfonia?

Quem bate? É o frio... É só seu filho tossir ou espirrar para você começar a se preocupar se ele está resfriado ou prestes a ter uma pneumonia? Bom, se você reage assim ao menor sinal de gripe do pequenino é importante que saiba que não há tantos motivos para preocupação.

Afinal, o sistema imunológico do bebê ainda está em formação e, por essa razão, é mais suscetível às doenças.



As infecções e inflamações são comuns entre as crianças, principalmente entre aquelas que frequentam escolinhas ou berçários, já que passam a ter contato com os amiguinhos, que podem transmitir os microorganismos responsáveis por essas doenças. De acordo com o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, um dos fatores que aumenta a incidência de infecções respiratórias é o aglomerado de crianças.

O ideal seria que aquelas crianças que costumam ter infecções complicadas pudessem permanecer em casa no período de maior incidência e também que se evitasse a exposição da criança à fumaça de cigarro.


Mas antes que você comece a arrancar os cabelos de tanta preocupação com a saúde do seu filho no inverno, saiba que apesar de chatas, essas doenças contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico infantil, pois o organismo do pequenininho passa a criar anticorpos contra elas.


Mas por que no inverno os nenês adoecem com mais facilidade? É simples: basta bater o friozinho para que as pessoas tranquem as janelas de casa e se reúnam em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de vírus e bactérias, mas é claro que o vento, o frio e a poeira também contribuem para que o número de doenças aumente.


De acordo com o pediatra, as doenças respiratórias como a rinite alérgica são mais comuns no inverno devido à inversão térmica e o aumento de poluentes, que fazem com que haja maior reação alérgica e também pela variação térmica, isto é, calor e frio no mesmo dia, o que agride a mucosa respiratória.


Tudo sobre as doenças do inverno


Com o inverno chegam também algumas doenças típicas da época que sempre afetam as crianças.
A seguir o pediatra Jorge Huberman fala um pouco sobre as doenças mais comuns nesse período. Leia com atenção: Rinofaringite Mais conhecida como resfriado comum, é causada por cerca de 130 tipos diferentes de vírus.

O Rinovírus

È o mais comum deles. O único meio de evitar a contaminação seria cortar o contato com quem tem o vírus, o que é praticamente impossível, já que a transmissão começa antes mesmo de os sintomas aparecerem.

Sintomas: congestão nasal, olhos lacrimejantes, espirros, dor de garganta, tosse seca e repetitiva, febre e secreção nasal (deixa de ser transparente e fica branca ou amarelada). Quanto tempo dura: o ciclo da rinofaringite é de uma semana, em média. O que fazer: ofereça líquidos para umedecer as secreções, facilitando sua eliminação; aplique gotas de soro fisiológico no nariz; estimule o repouso e dê antitérmico se a criança tiver febre.
Cuidados: caso a febre n„o cesse depois de dois ou três dias e a criança estiver com dores no corpo e cansaço, procure um médico.

Gripe


Doença epidêmica amplamente difundida, é causada pelo Influenza, vírus que sofre mutações com muita frequência, transformando-se anualmente. O único modo de evitá-la é tomando vacina. Crianças a partir dos seis meses de idade podem ser vacinadas.
intomas: febre contínua ou bimodal (três dias consecutivos, um dia sem febre, e volta da elevação de temperatura), congestão nasal, olhos lacrimejantes, espirros, dor de garganta, tosse seca e repetitiva, secreção nasal, cefaleia e dor muscular.

Quanto tempo dura: o ciclo da gripe é de uma semana, em média.

O que fazer: ofereça líquidos para umedecer as secreções, facilitando sua eliminação; aplique gotas de soro fisiológico no nariz, estimule o repouso e dê antitérmico se a criança tiver febre.

Cuidados: se a febre não cessar depois de dois ou três dias e houver relato de dor e cansaço, é preciso procurar um médico.


Laringite

O que é: inflamação da laringe causada por vírus, como o Parainfluenza e o Adenovírus. Sintomas: inflamação da região das cordas vocais, voz rouca, tosse (pode provocar perda da voz), dor na frente da garganta (onde se sente a vibração da voz) e respiração difícil.
O que fazer: oferecer líquidos, inalação com soro fisiológico ou vaporização, dar medicamento para conter a febre, pingar soro no nariz, colocar a criança em posição de conforto (elevar a regi„o do ombro e a cabeça para facilitar a respiração).
Cuidados: se a criança tiver com cansaço em excesso e dificuldades para respirar é melhor procurar um médico.


Asma

O que é: doença inflamatória, crônica e familiar. Caracteriza-se por episódios agudos e repentinos de broncospasmo (tosse, dificuldade para respirar, sibilo e chiado). Quem tem asma responde a vírus, pó, ácaros e cheiros fortes. A doença também pode ser desencadeada por fator físico (frio), químico (fumaça de cigarro, pó e ácaros) ou biológico (vírus).

Sintomas: tosse, dificuldade para respirar, sibilo e chiado.

O que fazer:: para cessar a crise asmática é preciso ministrar broncodilatador, que relaxa os brônquios (contraídos diante de uma agressão) e diminui a dificuldade respiratória, ou usar bombinha. Para diminuir o número de crises e a intensidade, são indicados cuidados como exercícios físicos (para melhorar a capacidade respiratória), manter a higiene do ambiente, evitar o contato com cheiros fortes, evitar contato com fumantes, trocar constantemente colchões e travesseiros (que devem ser de material sintético), evitar objetos que acumulem pó dentro do quarto.


Bronquiolite


O que é: inflamação dos bronquíolos (parte mais fina e delicada do pulmão). Costuma ser a primeira infecção por Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Acomete as crianças, geralmente, nos primeiros dois anos de vida.

Sintomas: quadro febril, secreção nasal, tosse seca, dificuldade para respirar e aumento da frequência respiratória.

Cuidados: se a criança se mostrar excessivamente cansada, o mais indicado é levá-la ao médico.

Bronquite


O que é: inflamação dos brônquios causada por vírus, como o Parainfluenza e o Sincicial Respiratório.

Sintomas: tosse (chamada de tosse de peito cheio) e movimentação de catarro.


Otite

O que É: inflamação da mucosa da orelha média (parte interna do ouvido) que dificulta a eliminação da secreção nasal por meio da tuba auditiva (que liga o ouvido à parte posterior do nariz), o que propicia a multiplicação de bactérias e a formação de pus.

Sintomas: dor de ouvido e febre.

O que fazer: procurar atendimento médico para que ele indique o antibiótico adequado.

Pneumonia


O que é: inflamação pulmonar causada por vírus respiratórios ou por multiplicação bacteriana, como na sinusite e na otite. A bactéria mais frequente é o pneumococo (Streptcoccus pneumoniae).

Sintomas: febre, tosse, dor no peito.

O que fazer: procurar atendimento médico para que seja indicado o antibiótico adequado.


Prevenir é o melhor remédio!
A melhor maneira de proteger seu nenê da gripe é vacinando-o, mesmo com as mutações que o Influenza sofre. Embora a eficácia da vacina não seja de 100%, no mínimo garante sintomas mais amenos.

A vacinação deve ser anual, uma vez que o Influenza sofre pequenas mutações todos os anos, explica Jorge Huberman.
O pediatra explica que há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites e meningites. Mas uma das formas de prevenir as doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa seja ventilada, finaliza. Tá vendo?

Com algumas medidas simples, sua casa no inverno ter· um novo som: o da gargalhada de seu filhote vendendo saúde!


Jorge Huberman é pediatra, especializado em neonatologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário