domingo, 7 de agosto de 2011

Mãe e bebê: amor à primeira vista?


É possível amar um bebezinho antes mesmo de ele nascer! Estudos indicam que a explicação para este amor está num hormônio chamado oxitocina, que segue aumentando a cada dia que o parto se aproxima. Imediatamente após o parto o corpo da mulher está repleto de oxitocina, ajudando a nova mamãe a “esquecer” a dor e a exaustão do parto, favorecendo assim um intenso vínculo com seu bebê.

Mas nem sempre acontece este amor à primeira como mostrado em filmes, novelas e relatado por muitas mães. Apesar de algumas mães apaixonarem-se imediatamente por seu herdeiro, muitas delas levam um tempo maior para sentir o mesmo encanto. E isso é absolutamente normal!

Uma variedade de sentimentos como medo, exaustão, estresse, decepção podem ser fortes o suficiente para tornar os efeitos da oxitocina menos potentes. Com isso a mãe pode olhar para seu bebê e, apesar de estar muito feliz com ele, ter pensamentos como “mas é isso mesmo?”, “acho que não estou sentindo o tal amor incondicional”.

Se você se identifica com estas mães, saiba que não há nada errado com você e não seu culpe por não sentir algo mais forte. O verdadeiro amor surgirá com o tempo. Pode levar horas, dias ou até meses, não existe uma regra. O importante é respeitar o seu tempo e lembrar que o amor pela criança acontecerá como acontece com qualquer outro adulto: sendo construído a cada dia. A convivência com seu bebê instalará este vínculo de tal maneira que você nem saberá dizer quando foi que começou amá-lo incondicionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário