terça-feira, 16 de agosto de 2011

A escolha da babá


Já não costuma ser fácil para a mamãe deixar seu pequeno filhote sob os cuidados de outra pessoa por algumas horas esporadicamente. Imagine sair para trabalhar diariamente enquanto o pequeno fica sob os cuidados de uma pessoa que ela mal conhece! Muitas dúvidas e inseguranças surgem nessa hora. E é bom que assim seja, pois dessa forma os pais considerarão alguns cuidados importantes para fazer uma boa escolha e, além disso, após a escolha observarão se a criança emite alguns sinais de que algo não vai bem.

Além dos cuidados como checar as referências anteriores da candidata, seus antecedentes criminais, suas habilidades nos cuidados com crianças e alimentação, motivos de saída do emprego anterior, há outros pontos importantes a considerar:

Perguntas pessoais sobre a candidata podem auxiliar no entendimento de sua personalidade e valores. Seja delicada mas não se encabule em perguntar sobre com quem ela mora, com quem deixa os filhos (se tiver), se estuda ou namora. Ela fuma, bebe ou já usou drogas? Pergunte sobre sua saúde e que doenças já teve. Enfim, não fique com dúvidas, você tem o direito de perguntar o que achar necessário para fazer uma boa contratação.

Ás vezes, mais importante do que a resposta em si, são as informações complementares que surgem nesse bate-papo sem que a candidata perceba. Observe suas reações ao responder as perguntas: a candidata desvia o olhar, foge ao responder as perguntas, se contradiz ou demonstra algum tipo de desconforto? Esses sinais, apesar de sutis, são indicadores de que pode haver algo errado com a candidata.

O nível de instrução da candidata costuma ser importante também. Lembre-se de que ela conversará com a criança, lerá histórias, precisará ler cardápios, dar medicações, manipular termômetros.

Se possível, estabeleça um período para experiência onde você possa passar algumas horas junto com ela. Assim poderá observar na prática como ela lida com a criança no dia a dia, suas atitudes, se há iniciativa, paciência, calma e maturidade ao lidar com a criança.

Você deve sentir segurança e confiança na candidata escolhida. Após feita a escolha, transmita essa segurança para a criança.

Depois de contratada, os pais devem prestar atenção ao comportamento do filho, pois este emitirá sinais se algo não estiver sendo bom para ele. Confira em outro post quais são estes sinais de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário