sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vírus pode ser 'gatilho' para Diabetes em crianças


Segundo um estudo feito por pesquisadores britânicos, um tipo de vírus comum pode servir como "gatilho" para o desenvolvimento de vários casos de diabetes, principalmente em crianças.

De acordo com os cientistas, sinais de enterovírus - uma família de vírus comuns que causam sintomas como vômito e diarreia - foram encontrados no tecido pancreático de 60% das crianças pesquisadas que tinham diabetes do tipo 1. O vírus, no entanto, quase não foi encontrado em crianças que não possuem a doença. Os pesquisadores também informaram que em 40% dos adultos pesquisados que possuíam diabetes tipo 2, foram encontrados sinais de infecção pelo vírus nas células produtoras de insulina.

O estudo publicado na revista científica Diabetologia, sugere a possibilidade do desenvolvimento de uma vacina para a doença. Embora já se saiba que a genética tem um papel importante no risco de uma pessoa desenvolver diabetes, fatores ambientais também podem estar envolvidos e a ideia de que um vírus poderia causar a doença já estava sendo considerada por décadas.

Segundo um dos autores do presente estudo, o enterovírus poderia estar presente em várias amostras de tecidos estudadas anteriormente, mas só agora foi possível detectá-lo por causa de avanços tecnológicos.

A partir dos resultados do estudo, os pesquisadores sugerem que, em crianças com predisposição genética para o diabetes do tipo 1, infecções por enterovírus poderiam desencadear a reação imunológica que inicia o desenvolvimento da doença. Já em relação ao diabetes de tipo 2 - que comumente é relacionado com a obesidade em adultos - os pesquisadores especulam que a infecção afeta a habilidade das células de produzir insulina, o que, combinado com a grande demanda pela substância no organismo de pessoas obesas, seria suficiente para o desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário