domingo, 6 de novembro de 2011

A supervitamina da gestante


Indispensável.… assim que podemos definir o ácido fólico, uma substância que deve fazer parte da vidatanto das gestantes, quanto das mulheres que desejam engravidar. Mas por que esse nutriente vale ouro para essas mulheres? Descubra a seguir.

Um nutriente vitaminado!

Não é à toa que o ácido fólico é considerado uma supervitamina essencial para as gestantes. Afinal, serve tanto para prevenir a malformação fetal quanto para evitar o parto prematuro. De acordo com o ginecologista Fábio Laginha, isso acontece porque o ácido fólico, folatos ou vitamina B9, é indispensável na divisão celular para a produção dos ácidos nucléicos (material genético das células DNA/RNA) e também na formação de determinados aminoácidos. Como na gestação ocorre uma multiplicação maior das células, tanto materna como fetal, existe um grande consumo desta vitamina.

O ginecologista explica que a falta de ácido fólico pode acarretar defeitos na formação do tubo neural, que é a segunda malformação mais frequente após as cardiopatias. Estas malformações consistem em desde a anencefalia (crianças sem cérebro) até as espinhas bífidas, cuja ocorrência gira em torno de 1 a cada 800 nascimentos no Brasil.

De acordo com o especialista isto provavelmente ocorre devido à grande velocidade e necessidade naquele momento dos folatos para o desenvolvimento adequado do tubo neural no período embrionário e fetal. Em média, a suplementação desta vitamina diminui 72% este tipo de malformação.

Isso explica porque o ácido fólico deve ser consumido pelas mulheres que estão se preparando para engravidar. Segundo Fábio Laginha é preciso manter uma reserva antes, uma vez que é alta a necessidade de ácido fólico, principalmente no início da gestação. 


Fácil de encontrar

A boa notícia é que encontrar esse nutriente é mais fácil do que se imagina. Inclusive você deve consumir ácido fólico sem saber.

O ginecologista comenta que os principais alimentos que contêm ácido fólico são os vegetais verdes frescos, feijão, nozes, fígado, carne e leite.

Entretanto, lembra que os folatos são instáveis e deteriorados pelo aquecimento e dissolução na água durante o cozimento em até 95%. Os vegetais frescos, com o passar do tempo, chegam a perder até 70% do nutriente em três dias. A vitamina C, porém, consegue estabilizar este processo de degradação, portanto a associação desta vitamina com outras do complexo B ajudam na sua estabilização, absorção e metabolismo, afirma Fábio Laginha.

Uma dica para evitar o desaparecimento do folato dos alimentos é prepará-los rapidamente no vapor.

Mas para ter o efeito desejado é necessário consumir o nutriente na quantidade adequada. Segundo Fábio Laginha, a quantidade da suplementação adequada gira em torno de uma dose de 0,4 mg a 0,8 mg pelo menos 1 mês antes da gravidez e 3 meses após a concepção.

Onde tem?

Você encontra o ácido fólico em diversos alimentos. Confira a seguir a lista dos 10 alimentos com maior teor do nutriente:
1. Shimeji e shitake
2. Brócolis
3. Tomate
4. Espinafre
5. Rúcula
6. Couve
7. Pitanga
8. Acelga
9. Almeirão
10. Caju

Fábio Laginha é ginecologista do Hospital Nove de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário