sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

'Maria Teresa e o Javali', texto de Gustavo Finkler e ilustrações de Renata Mattar


O livro recentemente lançado tem como pano de fundo a fase em que toda criança assiste sempre ao mesmo filme e pede para que seja contada sempre a mesma história. Isso costuma levar os pais à loucura, apesar de pesquisadores já terem dito que faz parte do desenvolvimento infantil. Com Maria Teresa, personagem-título do livro “Maria Teresa e o javali” acontece o mesmo, só que um pouquinho diferente.
Resumo
A menina ama o livro “O Javali Intrigante” e pede que seu pai lhe conte a história todas as noites. Em uma dessas noites, Maria Teresa sonhava com o tal javali, quando ele resolve sair do sonho da garota para fazer uma boquinha na cozinha. O problema é que Maria Teresa acorda e o animal não tem mais como voltar ao sonho, só se ela dormir de novo. Mas já está na hora de ir para a escola e a menina terá que lidar com o bicho, tentando escondê-lo de todos em cada atividade que faz, seja em casa, na rua ou na escola. O pior é que o javali não parece disposto a colaborar...


O melhor de tudo

O mais interessante do livro, de autoria de Gustavo Finkler e com ilustrações de Renata Mattar, é que ele brinca com o leitor, instigando sua curiosidade e imaginação. Ao invés de trazer imagens e sons prontos, como já fazem os livros por aí, ele oferece oportunidades para a própria criança usar sua imaginação e sentir os cheiros, ouvir os sons e experimentar os gostos que estão na história de Maria Teresa.

As imagens estão presentes para contribuir com a narração, mas o próprio livro dá o estímulo para que se observe melhor certos aspectos e se imagine outros. Um exemplo prático? Ao mencionar uma música no decorrer na história, é feito um parênteses para sugerir à criança ouvir essa música e perguntar aos mais velhos sobre ela e seus cantores.


Peça de teatro

“Maria Teresa e o Javali” será um espetáculo de radioteatro para as crianças criado e produzido pelo grupo Cuidado Que Mancha. O espetáculo ficará em cartaz no Sesc Belenzinho durante os dias 7, 8,14,15,21,22,28 e 29 de janeiro e 4 e 5 de fevereiro de 2012, sempre às 12 horas.

É característica do grupo Cuidado Que Mancha fazer a platéia participar ativamente do espetáculo por meio de música e sonoplastia. A entrada será livre e o endereço do Sesc Belenzinho é: Rua Padre Adelino, 1.000, Belenzinho, São Paulo (SP).

Direção: Raquel Grabauska
Texto e trilha sonora: Gustavo Finkler
Elenco: Gustavo Finkler, Raquel Grabauska e Vinicius Petry
Cenários e figurinos: Renata Mattar
Produção: Cuidado Que Mancha


* Sugestão revista Pais&Filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário